Pilates Clínico | Clínica Médica da Foz

Pilates Clínico

Pilates Clínico

Adaptado a todo o tipo de populações, o Pilates Clínico é um método de treino acompanhado por um fisioterapeuta, rico em benefícios para a saúde física e mental e uma ferramenta poderosa na prevenção de patologias. Caracteriza-se como uma modificação do método original de Pilates, consistindo num conjunto de exercícios seguros direcionados para a reabilitação e prevenção de lesões.

Praticado em diversos países, o Pilates Clínico tem como princípios a respiração, o centro, a concentração, o controle, a precisão e a fluidez. É um conceito que combina o fortalecimento muscular, alongamento, alinhamento postural e respiração.

Em homens e mulheres de qualquer idade, os benefícios do Pilates Clínico passam por:

  1. Melhoria da Postura

Durante a aula, em todos os exercícios realizados é promovido um correto alinhamento postural individualizado, o que irá permitir um aumento da consciência corporal e uma melhor ativação da musculatura postural.

  1. Aumento da Força e Resistência Muscular

É um excelente meio para fortalecer o corpo na globalidade, musculatura superficial e profunda, promovendo um aumento da força estática e dinâmica.

  1. Aumento da Flexibilidade e Mobilidade

A manutenção da mobilidade é essencial no nosso dia-a-dia, sendo uma característica importante para que não ocorram descompensações musculares, que possam exigir uma sobrecarga nas articulações.

  1. Aumento da Concentração, Coordenação e Equilíbrio

A concentração é essencial durante toda a aula, sendo desafiado com exercícios de coordenação e equilíbrio, pontos importantíssimos na nossa vida diária.

  1. Alívio do Stress e Promoção do Bem Estar

Modalidade calma e relaxante, aliando o contro da respiração ao exercício, o indivíduo sente uma sensação de bem-estar geral vendo diminuir os seus níveis de stress.

Através dos benefícios acima descritos, o Pilates Clínico promove o alívio da dor e prevenção e reabilitação de lesões, incluindo dores lombares e disfunções do pavimento pélvico, entre outras condições músculo-esqueléticas.

Qualquer pessoa pode realizar sessões de Pilates Clínico, de qualquer idade ou condição física. É recomendado a indivíduos com dor crónica, alterações da postura ou diminuição da flexibilidade, que procurem reeducar, reequilibrar e reforçar o seu corpo.

 

Fisioterapeutas